14.3.11

Me admira a maturidade dos japoneses, aos quais desejo força e serenidade, diante de um desastre natural deste porte, talvez o maior da era moderna. Sinal do apocalipse? A terra se revoltando contra seus exploradores mor? Castigo divino? Não, apenas um movimento de terra, provavelmente sutil se comparado a outros da história desse planetinha, que lembrem-se, já tivera em outros tempos apenas um único bloco de terra acima do nível do mar.

O que quero dizer com isso? Nada demais, apenas que isso não se trata de nós, humanos. Não somos o centro do universo e um "desastre" desses não acontece para, nem por nossa causa, apesar de todos os esforços humanos em tornar o planeta inabitável.

Se um dia, por nossa culpa, o planeta deixar de ser um lugar "confortável" para humanos será provavelmente pela escassez de recursos, mal administrados e não compartilhados para o essencial. Mas se antes disso formos exterminados da Terra por algum desastre natural qualquer será apenas parte do processo, parte da constante transformação de tudo e de todos.

Um comentário:

Célio Vasconcelos disse...

Bilhões de galáxias somando trilhões de planetas e nós aqui achando ser o centro. O primeiro passo já foi dado. Reconhecer a insignificância. Qual é o próximo? Tem um próximo? Tomara que sim...