15.10.10

Ontem perdi algumas horas da minha noite acompanhando um chat jovem da militância do PSDB. Tomei conhecimento deste no twitter, pela @soninhafrancine, uma das participantes. Como se sabe ela é coordenadora da campanha de Serra na internet. O nome do chat (redemobiliza) não faz alusão ao partido nem ao Serra, portanto não tinha certeza até então de que se tratava de debates internos da militância.

O que pude presenciar (se presencia virtualmente??) foi suficientemente triste a ponto de estragar minha noite, perturbar meu sono. Uma galera jovem e bonita falando obviamente da campanha. Alguns um pouquinho mais velhos davam instrução de ações e metas para os próximos dias e animava a "galerinha". A "galerinha" quando tinha a oportunidade de falar repetia todos aqueles absurdos saídos de crônicas de estilo fantástico e gosto duvidoso do Jabor.

Uma menina repetia que só Serra pode salvar o país, a família, a igreja, a democracia.

Outros tantos repetiam que Lula censura a imprensa e que faz um governo ditatorial. Ninguém sabia dar um exemplo de censura, ou de ações ditatoriais, mas continuavam repetindo assim mesmo.

Perguntei o que achavam de Serra demitir jornalistas, das polícias de SP trocarem tiro entre si (Polícia Civil e Polícia Militar), da maneira como Serra trata manifestantes. Um vácuo. Fui chamado de laranja paga podre.

Interpelava Soninha com as mesmas perguntas pois sei que ela não compactua com raciocínios tão rasos. Sei que quando no PT ela mesmo fazia-se de advogada do diabo tentando não deixar a militância perder a razão em discursos puramente raivosos. Ela se calava, desta vez não quer mais fazer o papel de advogado do diabo para garantir a lisura do debate.

Qual a noção de democracia terão estes jovens? O que os fazem acreditar que existam traços ditatoriais no governo Lula. Esta é a linha de raciocínio daqueles que provavelmente serão o PSDB de amanhã?

O jogo é democrático. O governo Lula errou MUITO em vários pontos. No alto de 80% de aprovação não peitou a reforma política, nem mesmo tentou politizar a sociedade. Há muito o que criticar de forma limpa, mas esse jogo de ódio, de mentiras é inaceitável. É o TEA PARTY brasileiro.

Acusar de censura um governo com 80% de aprovação popular que no entanto só é capa de revista para notícias negativas é delírio meus caros.

Acusar este governo de ditatorial é mais que delírio. É desonestidade intelectual, um desfavor a democracia. Desafio qualquer um a citar exemplos de liberdade cerceada pelo governo Lula.

Como disse, o governo Lula cometeu muitos erros e também muitos outros acertos. O principal acerto talvez tenha sido dar ao social a mesma importância dada a economia, ou melhor, casar os dois. A população mais carente passou a crescer economicamente cerca de 10% anuais, a elite a 3% (me parece justo não?). Resultado: 28 milhões de pessoas passaram a se alimentar três vezes ao dia, outras 31 milhões que só tinham o suficiente pra se alimentar compraram seu carrinho, sua casa, e hoje passeiam com a família em um clube popular no fim de semana. Pode parecer pouco mas é o início da emancipação de um povo.

Mas de onde vem tanta raiva? Desconfio que justamente desse sucesso. Da dificuldade de aceitar que sua condição de nascido na classe média é mais um golpe de sorte que de merecimento. Da dificuldade de aceitar outras realidades , de conviver lado a lado com quem outrora só servia para o emprego doméstico. Da dificuldade em aceitar as minorias. Em resumo do preconceito.

Agora os convido para um exercício de autocrítica. O quanto deste preconceito você deseja conscientemente alimentar? O quanto desde preconceito é alimentado passivamente todos os dias pela TV Globo, pela revista VEJA, etc?

Todo mundo tem sua cota de preconceito, é humano. Já alimentá-los é uma decisão pessoal.

Nenhum comentário: